quinta-feira, setembro 21, 2006

Cuidados antes de embarcar

Por Juliana Kuwano da Gazeta do Povo

Pensar nos detalhes pode fazer a diferença para quem vai embarcar em uma viagem de imersão em novas culturas. A preparação dos estudantes que optam por um intercâmbio no exterior começa na escolha do curso, da escola e do país a ser desbravado, mas não pára por aí. Ainda é preciso reunir todos os documentos, arrumar as malas, fazer um check-list, enfrentar as horas de vôo e estar preparado para não ser pego de surpresa fora do país de origem.

Check-listBagagem - fique atento ao limite de peso oferecido pelas companhias aéreas. Em viagens internacionais são permitidas, por passageiro, duas malas de 32 quilos cada uma. Também é importante identificar a mala com nome, endereço e telefone. Em caso de extravio fica mais fácil localizá-la.

Hospedagem - uma dica é ficar em casa de família, pelo menos no primeiro mês, para facilitar a adaptação. Depois desse período, muito estudantes alugam apartamentos com outros alunos para ter mais privacidade.

Remédios - àqueles exigem receita médica é interessante que esta esteja traduzida e acompanhe a bula. Esses documentos são essenciais na hora de comprar o medicamento no exterior. Outros remédios, desde que em pequena quantidade, não representam problemas.

Cartão de crédito - além de ser um documento é uma alternativa para compras de maior valor e pode ajudar em situações de emergência. Antes de viajar, verifique no banco os procedimentos para solicitar o limite de crédito internacional.

Saúde - a dica é nunca viajar sem um plano de saúde com cobertura internacional. O custo de qualquer atendimento médico no exterior é bem maior do que no Brasil. Além disso, o seguro-saúde é obrigatório em muitos países como nos Estados Unidos e em toda a Europa. Se o estudante já tiver plano de saúde, é indicado verificar se tem abrangência internacional. Caso contrário, as agências de turismo e intercâmbio ou, em alguns casos, as próprias escolas oferecem seguro-saúde para todas as ocasiões, que variam de acordo com o tipo de cobertura e o tempo de permanência.

Documentos - fazer cópia, principalmente do passaporte, pode evitar uma enorme dor de cabeça. Em caso de perda ou roubo do passaporte é preciso fazer um boletim de ocorrência junto às autoridades locais e avisar imediatamente o consulado do país de origem, para que outro documento seja emitido.

Vacinas - alguns países exigem que o viajante esteja vacinado contra determinados tipos de doença. É o caso da vacina contra febre amarela, que deve ser tomada com dez dias de antecedência à viagem. De acordo com o destino, ainda são recomendadas vacinas contra sarampo, tétano e hepatite. A vacinação é feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde Municipais ou no Posto Aeroportuário de Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena). É preciso ainda realizar a transcrição do Certificado Nacional de Vacinação para o Internacional, feito nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Passaporte: - planejar uma viagem de intercâmbio para o exterior inclui atenção aos prazos para a obtenção de todos os documentos obrigatórios. O principal deles é o passaporte, pois é o único documento válido como identificação internacional. Segundo a Superintendência Regional da Polícia Federal do Paraná, o número de passaportes emitidos chega a aumentar 50% nos meses que antecedem o período de férias. Em junho, novembro e dezembro são expedidos, por dia, cerca de 300 passaportes - 100 a mais em relação aos outros meses do ano. O passaporte fica pronto em até 24 horas, mas a recomendação é para que seja feito com 90 dias de antecedência à data do embarque, principalmente, para os estudantes que precisam apresentá-lo para conseguir o visto de permanência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cuidado o senhor Marcio Ferreira eseu enteado o americano Sean michel Michelis são perogosos estão na Rua Funchal ,538 conj. 25 Vila olimpia. tel 30442200