domingo, outubro 29, 2006

Departure Orientation

Ontem, dia 28/10/06, participei da Departure Orientation WEUSA, em Curitiba.

Saí de Joinville as 6h20 da manhã, cheguei em São José dos Pinhais as 7h40 para deixar a minha vó na casa de uma tia, por que ela não merece um chá de banco por minha causa né? rss..

As 7h50 eu, meu pai e minha mãe seguimos para Curitiba, com uma mapinha pego na net conseguimos chegar ao hotel Bourbon, no centro, as 8h20. Lá se encontravam ainda poucos participantes e a equipe da Inter de Curitiba entre outros.
Na recepção da reunião cada participante recebeu um "kit" no qual, na minha opinião, o item mais importante é o International Staff Handbook, um verdadeiro Manual de sobrevivência para os participantes do WEUSA.

A reunião, marcada para começar as 8h30, começou somente as 9h por atraso da grande maioria dos participantes. O primeiro "Orientador", com razão, deu uma mijada nos participantes pelo atraso, inclusive dizendo que não existe coisa que chefe americano mais odei do que atraso.

A primeira parte foi passada por Dirceu Jendiroba, fundador, e presumo proprietário, da Intercultural. Experiente, com 10 anos de Intercultural, além dele próprio já ter participado de intercâmbio. Mais conhecido com Mr. D e literalmente do tipo palestrante, conseguiu passar as idéias importantissimas ao mesmo tempo que entretia os ouvintes.

Acho legal ser cobrada a participação de um reponsável na reunião, pois deixa os pais mais cientes do que realmente se trata o programa e tranquilizam um pouco as mães, rss no meu caso.

Entre algumas coisas que achei interessante, está a arrumação das malas. Um detalhe importante é que a viagem internacional tem limite de 2 malas de 32kg, mas no voo nacional o direito é uma mala de 23kg... Então se não quiser pagar excesso aqui no Brasil zip sua mala em 23kg. A receita do Mr. D para isso foi:
-2 tênis (essenciamente velhos)
-1 havaiana
+- 7 pares de meia (para dar tempo de chegar o dia de folga para lavar)
+- 7 cuecas
-2 calças jeans
-3 bermudas
-4 camisetas
-1 camisa ou blusa
-cachecol, luva, gorro, pra quem vai para estação de ski.

Documentos, money, camera fotografica e artigos de higiene vão Todos na bagagem de mão.

A segunda parte foi dado pelo filho do Mr. D, Felipe Jendiroba, um ex-participantes do WEUSA. Nesta etapa foi explicado vários processos burocráticos, sobre o Visto, Social Security Card, I-94, Tax return, etc.. Que, por motivos obvios não vou descrever aqui, pelo menos não hoje.

Voltei durante a tarde para Joinville, numa viagem tranquila.

Nenhum comentário: