terça-feira, novembro 07, 2006

O que é preciso para fazer um programa de intercâmbio

Reportagem do Terra Jovem

Para não cair em ciladas, não correr riscos e nem perder dinheiro, na hora de planejar a viagem de intercâmbio é preciso ter vários cuidados e analisar a idoneidade da empresa responsável pela organização da viagem e da instituição em que se vai estudar no exterior.



Segundo Vera Amaral, diretora de empresa que organiza intercâmbios há 18 anos, um dos pontos principais na hora de escolher uma empresa para organizar a viagem é verificar se ela é afiliada a Belta (Brazilian Educational and Language Travel Association), que reúne as principais instituições brasileiras que trabalham nas áreas de cursos, estágios e intercâmbio no exterior.
"Uma dica é verificar se a empresa realmente conhece os destinos que vende. Eu costumo viajar e visitar as dependências das escolas, por exemplo, e conhecer tudo de perto. Em janeiro, numa visita a Inglaterra, cortei duas escolas do nosso programa", orienta Vera.
A diretora-presidente de empresa que organiza intercâmbios e autora do livro Intercâmbio Cultural: Tudo o que pais e filhos precisas saber, Maria Cristina Buchala, orienta os pais e o jovem que pretende viajar a consultar pessoas que já fizeram intercâmbio.
Outra dica é providenciar o mais rápido possível a documentação necessária exigida pelo país de destino, pois alguns países, como a Austrália, costumam demorar mais para emitir o visto de entrada.

Para não passar por apuros durante a viagem

A especialista em intercâmbios e autora do livro Intercâmbio Cultural: Tudo o que pais e filhos precisam saber, Maria Cristina Buchala, dá dicas do que é imprescindível levar na bagagem na hora de viajar para um programa de intercâmbio e não passar por apuros do outro lado do oceano.
- documentos pessoais originais
- passaporte com visto e uma cópia autenticada
- cópia da passagem aérea
- dicionário de bolso da língua do país para o qual está viajando
- uma muda de roupa na bagagem de mão
- remédios de primeira necessidade com receita médica

Tipos de Intercâmbio

Existem diversos tipos de programas de intercâmbios voltados para diferentes faixas etárias e com valores para, praticamente, todos os bolsos.

**Idiomas
O programa de idiomas consiste em aprender o idioma do país com aulas em período integral por no mínimo um mês. Antes de iniciar as aulas, o aluno normalmente faz um teste de aptidão da língua para ser encaminhado para o nível mais adequado.Durante o curso, o estudante pode ficar em acomodação de casa de família com quarto individual ou não.

**High-School
O estudante cursa um semestre ou um ano da série correspondente a que está no Brasil. A acomodação é em casa de família. A escolha da escola e do destino fica a critério do estudante. A família com quem vai conviver durante o curso é escolhida de acordo com o perfil de ambos.

**Mini High School
O programa de Mini High School é voltado para os estudantes que não têm disponibilidade de ficar um semestre ou um ano estudando fora do país. O programa dá a oportunidade do jovem estudar de quatro a 12 semanas, como ouvinte, e morar em casa de família, como ocorre no programa de High School.

**Work and TravelEste programa é destinado a jovens universitários que desejam ter uma experiência de trabalho no exterior. As funções exercidas não têm a ver com a área do curso freqüentado, por isso, o estudante deve ter como objetivo o aprimoramento da língua e o conhecimento de uma outra cultura. O trabalho é remunerado.

2 comentários:

Expressa Brazil disse...

Estou programando um intercambio para Australia e estou cotando com 4 agencias, e a que me passou valores mais em conta e que esta sendo mais atenciosa nao é afiliada a Belta. Porém, ja fiz contatos com pessoas que fecharam através desta agencia e nao tiveram problema algum.Até mesmo outras agencias que estou cotando nao sao afiliadas a Belta, dentre estas agencias uma pessoa bem proxima fechou sua viagem e já esta la na Australia e recebendo todos o suporte la tambem.
Entao, pergunto: o que a Belta garante para os estudantes que utilizarem alguma agencia credenciada?
Obrigada
Patricia

Mundo Afora Intercâmbio disse...

Concordo Patrícia. A Belta não garante. Há empresas filiadas ali, que não são idôneas, apesar de ser uma exceção. Conheço, pois tenho uma agência de intercâmbio em Joinville e já vi pessoas que tiveram grandes problemas, inclusive com grandes agências. Abraço,
Andreia - Mundo Afora Intercâmbio.