quarta-feira, novembro 22, 2006

English is not the problem

Várias vezes converso com algumas pessoas que dizem não ter tido a oportunidade de estudar inglês, mas isso não impede de começar a aprender. Confesso, estudei o meu Ensino Médio numa boa escola, e estou fazendo um curso a dois anos com um escelente professora. Mas sem a própria dedicação não teria chegado ao nível de inglês que tenho hoje. No Pain No Gain.

Partindo do príncipio que se você está lendo o meu blog, pelo menos acesso a internet você tem, o que muitos brasileiros ainda não podem usufruir. Com esse meio de acesso você pode perfeitamente se tornar um autodidata, basta querer!

Se você acha que não tem vocabulário, já pensou em entrar nos comuns sites MSN e o Yahoo e tentar traduzir algumas palavras, ou até traduzir alguns notícias do New York Times...
Para aprender mais acesse os blogs English Experts e o Tecla SAP, eles trazem novidades interessantes até pra quem acha que sabe tudo de inglês ;)
Também aumentei o meu vocabulário lendo livros (comprados em lojas de usados), com o dicionário no lado. No começo pe bem chato, mas depois se pega o jeito.

Ou se você tem vocabulário, mas seu ouvido ainda não está acostumado com o som do inglês, tente ouvir os arquivos dos sites Listen to English e o Voice of America, os dois com um inglês bem pausado e fácil de intender.

Outra alternativa é escutar rádios, ver TV, e tentar ver os filmes sem legenda, mesmo que muitas vezes você fique boiando. Tente se forçar a deduzir o que eles estão falando, pra sóm depois ver a legenda, isso ajuda e muito.

Quer mais do que somente estudar, alguma coisa real. Entre em comunidades no orkut sobre assuntos que você gosta, ou participe de salas de batepapo em inglês, se possível adicione amigos no msn e pratique ao máximo.

Agora se você está pensando em fazer o Work Experience o ano que vem, mas acha que não vai conseguir por causa do seu nível de inglês, esqueça essa desculpa! Como você já viu learn english is not the problem.

Um comentário:

Paula Albocino disse...

Oi Ge,

Que pena que acabou seu blog : (

Tem um site bacana tambem para estudar ingles pela Internet www.englishtown.com.br

Abracos,
Paula