quinta-feira, agosto 10, 2006

Tema de palestra

Conseguir um espaço no mundo do trabalho não é tarefa fácil. As vagas são disputadas entre vários profissionais e o mais preparado fica com os louros da vitória. Além da formação universitária e da experiência profissional, algumas empresas exigem dos candidatos conhecimentos de língua estrangeira. Nesse sentido, o intercâmbio internacional valoriza o currículo e garante competitividade no mercado.
Para orientar estudantes, professores e a comunidade, o Unis-MG promove nesta segunda-feira (14), às 19 horas, a palestra "Intercâmbio como diferencial na vida profissional: aprendizado de Idiomas e experiência de Vida". O professor Juarez Resende, responsável pela Central do Estudante (CE) em Varginha, e Fernando Passos, da CE de Belo Horizonte, vão apresentar algumas oportunidades de intercâmbio no exterior.
"A palestra pode esclarecer sobre a real situação de estudar e trabalhar no exterior. As pessoas, principalmente no interior, têm pouco acesso a esse tipo de informação", explica Juarez. Durante o evento, os palestrantes abordam temas referentes a trabalho de férias para universitários, estágio remunerado para formandos nos Estados Unidos e cursos de línguas em países americanos e europeus.
Para o professor Juarez, até as empresas locais preferem profissionais com experiência no exterior. "Alguns empresários já nos contataram para saber nomes e telefones de pessoas que fizeram intercâmbio". Aos universitários, Juarez recomenda o intercâmbio, não só pelo conhecimento de uma segunda língua, mas também pela experiência de vida fora do país.
De acordo com Maria Clara Rêgo, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais (RI) do Unis-MG, os programas de intercâmbio contribuem para o desenvolvimento da cidadania e oferecem aos participantes oportunidades de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, aprendizado de outras línguas e costumes. Um outro fator ressaltado é a importância da divulgação cultural do Brasil em outros países. "Os alunos intercambistas atuam como jovens embaixadores no exterior, divulgando a cultura brasileira", completa. Os resultados do intercâmbio, segundo Maria Clara, refletem até na formação humana dos intercambistas. "Ninguém volta igual de uma viagem. A experiência internacional, além de oferecer uma oportunidade de crescimento profissional e acadêmico, eleva o nível de maturidade do indivíduo".
Relações Internacionais
A assessoria de Relações Internacionais oferece aos estudantes, professores e colaboradores do Unis-MG oportunidades de intercâmbios acadêmicos e culturais. O Unis-MG foi a primeira instituição de ensino do Sul de Minas a criar um setor específico para estabelecer uma interação entre a comunidade acadêmica e instituições de outros países.
Instalada em 2005, a RI já assessorou intercâmbios para o Chile, Estados Unidos, Inglaterra e África do Sul. No ano passado, 11 universitários trabalharam durante quatro meses nos EUA, através do programa "American Work Adventure - 2005", oferecido em parceria com a Central do Estudante. As inscrições para a próxima edição do programa já estão abertas.
Para outras informações sobre intercâmbios e sobre a RI, acesse o site: www.unis.edu.br/internacional ou ligue para 35-3219-5225.


Fonte : Universia Brasil

Nenhum comentário: